. .  

 

 


Manutenção em prédios e residências

Módulo I

2 - Instalações Hidrossanitária

Material complementar para a execução das atividades do curso.

 


Nesse Módulo iniciaremos nossas práticas com uma série de atividades para nos familiarizarmos com o ferramental mais comuns para trabalhos em
instalações hidrossanitárias. A seguir ou concomitantemente, faremos exercícios práticos para manutenção mais comuns, conforme relação abaixo.
 

2 - Instalações Hidrossanitária

<<  >>>     3 - Pavimentação

Programa do Curso

2.01 - Manuseio de ferramental básico para instal. hidrossanitárias
a - Chave de grifo
b - Alicate de pressão
c - Lima
d -
Abridor de rosca
e - Chave de fenda/Phillips
f - Chave de boca
g - Chave inglesa
h - Alicate universal
i - Arco de serra
j - Serra
k - Esquadro
2.02 - Troca de carrapeta da torneira
2.03 - Soldagem a frio - tubo de polipropileno
2.04 - Troca de reparo de válvulas de descarga
2.05 - Chuveiro - substituição ou troca de resistência
.
2.01 - a  - Chave de grifo
 
A Chave de Grifo é também denominada de grifo, chave grifo ou chave Stillson. É uma ferramenta regulável usada para apertar, peças, porcas, canos entre outros ou afrouxar com torques onde a opção manual não seria capaz. Utilizada para ajustes onde requer a aplicação de um torque consideravelmente alto.

Existe em vários tamanhos, identificada pelo tamanho do "braço", tais como 8,10, 12, 14, 18, 24, 34, 36, 48 polegadas entre outros. Foi patenteada em 12 de outubro de 1869 por Daniel Chapman Stillson.

     
Dispõe de um anel roscado internamente. Por rotação desse anel, o fecho de correr com um aperto dos suportes é fechado ou aberto, dando ao diâmetro desejado para o ajustamento. A maioria dessas chaves tem duas molas (eles são como suspensões), que servem para o conjunto de aperto não ficar oscilante.

Em adição a estas qualidades, os dentes da chave tendo a forma de um torno, torna-a capaz de segurar firmemente sem deslizamento das peças, tais como tubos lisos e parafusos desgastados.

É uma ferramenta de uso muito fácil. Para reduzir a força para apertar ou afrouxar algo, segure bem na extremidade do cabo.

Atenção: Os dentes da chave podem danificar a superfície do material a ser apertado. Para trabalhos onde requer acabamento sem dano à superfície, essa ferramenta não deve ser utilizada. Opte pela Chave Inglesa.

 

Programa do Curso

Precisa de orientação? Pergunte ao Prof. Emilson

Site do Prof.

.

Webmaster:  Prof. Emilson