. .  

 

 


Manutenção em prédios e residências

Módulo I

1 - Trabalhos em madeira

Material complementar para a execução das atividades do curso.

 
Manuseio Ferramental

1 - Trabalhos em madeira

>>>    2 - Instalações Hidrossanitárias

 
1.01 - Manuseio de ferramental básico para trabalhos em madeira
a - Esquadro/meia-esquadria
b - Metro/trena
c - Riscador
d - Serrotes (traçar, ponta e costa)
e - Martelos/macete
f - Formão/goiva
g - Grosa/lima/lixa
h - Furadeira elétrica
1.02 - Marcação da madeira - utilização de esquadro e meia esquadria
1.03 - Corte de madeira - manuseio do serrote
1.04 - Desbaste da madeira - manuseio da grosa, lima e lixas
1.05 - Colocação de quadros na parede
1.06 - Dobradiças - fixação e reparos
1.07 - Fixação de Prateleira
.
 1.01 - f - Formão/goiva

 


 
         

Generalidades

Usados para recortar e aparar pedaços de madeira, os formões apresentam-se sob diversos tipos (Fig. 1):

 

- (A) - formão chanfrado: é o mais versátil, uma vez que o formato da sua lâmina permite recortar a madeira, mesmo dentro de espaços reduzidos. As lâminas variam entre 6 a 38 mm;

 

- (B) - formão reto: utiliza-se em trabalhos mais pesados, como é o caso da montagem de esquadrias. A sua lâmina retangular, torna-o mais resistente;

 

- (C) - goiva: é uma espécie de formão, mas com lâmina curva. Pode ter a borda chanfrada no dorso (goiva externa) ou na parte da frente. A largura da lâmina varia entre 6 a 25 mm.

 

Para desbastar madeira, deverá escolher um formão com uma lâmina mais longa, de bordas chanfradas ou retas. Estas lâminas são especialmente úteis na preparação de juntas ou encaixes em peças grandes.

 

A lâmina reta é ideal para cortes retangulares profundos.

 

Prefira formões cujo cabo é de plástico resistente, ou então de madeira com reforço de metal, uma vez que os formões usam-se sempre com um maço/martelo.

 

Como usar o formão

 

Verifique se a lâmina está bem afiada.

 

A madeira deverá estar fixa, de modo a ter as mãos livres.

 

Use sempre o formão no sentido do veio da madeira, para que esta não rache e evitar que a ferramenta não saia da linha de corte (Fig. 2).

 

Caso pretenda desbastar no sentido contrário, use apenas pressão manual.

 

Com uma das mãos pressione sobre o cabo e com a outra vá guiando a lâmina (Fig. 3).

 

Sempre que utilizar o maço ou martelo, segure o cabo do formão firmemente e verifique se o lado chato da lâmina está colocado dentro da área de corte.

 

Desta forma a lâmina move-se na direção desta linha.

 

Como usar a goiva

Cada tipo de lâmina da goiva tem um uso específico. A goiva externa é utilizada para cortar depressões rasas e sulcos côncavos. Trabalhe alternadamente, a partir de cada extremidade de corte, pressionando em direção ao meio da lâmina até atingir a profundidade desejada (Fig. 4).

 

A goiva de lâmina interna é usada para desbaste em forma de círculo, de modo a que as curvas obtidas se moldem às superfícies arredondadas, como é o caso de modelar uma travessa, para que encaixe na superfície curva de uma perna de cadeira (Fig. 5):

 

Como afiar as lâminas

Afie a lâmina de um formão, como se de uma lâmina plana se tratasse, mas afie-a sobre toda a superfície da pedra, fazendo um oito, para evitar criar irregularidades na pedra, o que poderia danificar a lâmina (Fig. 6).

 

Para afiar uma goiva, deverá friccionar o chanfrão ao longo da pedra, oscilando a lâmina lateralmente, de modo a afiá-la uniformemente.

 

Para remover a rebarba interna, criada pela fricção, utilize uma pedra curva (Fig. 7).

 

Para afiar a superfície da lâmina de corte, afie a lâmina pelo interior, friccionando-a na pedra, como se ilustra (Fig.8).

 

De modo a remover a rebarba criada, deverá friccionar o lado plano da lâmina, deslizando-a de cima para baixo (Fig.9).

 

Como guardar formões

Para prolongar o tempo de vida das lâminas, poderá construir uma prateleira, com duas ripas de madeira, fixando-as entre elas com ripas mais pequenas, de forma a que entre as ripas maiores fique um espaço, para inserção das ferramentas. Fixe na parede com parafusos (Fig.10).

 

 

Nota do Prof. Emilson: Recomendo ter muito cuidado na utilização dos formões e goivas. Como são muito afiados para um corte sem a necessidade de imprimir muita força, pode provocar acidente para o uso sem as devidas proteções e os cuidados necessários.
O aluno deverá verificar a qualidade dos produtos que vai adquirir, tendo o cuidado de mantê-los fora do alcance das crianças.
 

Programa do Curso

Precisa de orientação? Pergunte ao Prof. Emilson

Site do Prof.

.

Webmaster:  Prof. Emilson