CURSOS CRIADOS

 

 

 

Tecnologia para Operários de Obra

A indústria da Construção Civil é um dos setores que mais emprega mão de obra com baixa escolaridade e de baixa qualificação no pais. E isto tem sido apontado como um dos fatores que mais contribui para os acidentes de trabalho.

Ademais, a falta de instrução profissional e limitacoes para a ascensao profissional, redunda em  execucao de tarefas com desperdícios de tempo e de material. Por não saber interpretar uma planta ou uma instucao dada, não tem condições de calcular, por exemplo, a quantidade de material necessário para executar uma determinada tarefa, o que vai resultar em perdas.
 
Objetivo geral
Contribuir para a mudança do perfil desse trabalhador, face às exigências do setor, requalificando esses profissionais para assumir novos postos de trabalho no próprio canteiro de obras, como em Alvenaria, Carpintaria de Formas e Armação.
 
Objetivos específicos
- Melhoria da qualidade da mão de obra de serventes e ajudantes, em acordo com as exigências do mercado, no que diz respeito à segurança, proteção do meio ambiente, produtividade e qualidade.
- Conscientizar trabalhadores auxiliares da Construção Civil para atuação profissional comprometida com a qualidade;
- Redução dos desperdícios na Construção Civil, contribuindo também para que esses profissionais tenham oportunidade de ascensão funcional.
 
Programa
- Regras de relacionamento e conduta;
- Organização do Canteiro de Obras;
- Trabalho com segurança;
- Materiais de construção;
- Manuseio ferramental;
- Argamassa e suas aplicações;
- O concreto, seu preparo e transporte;
- Noções de desenho de construções;
- Introdução ao cálculo de quantidades.


Perfil E-Talent do Prof. Emilson.

Conheça também: Aperfeiçoamento de Pedreiros.
  View Emilson Damasceno de Andrade's profile on LinkedIn
  Perfil E-Talent
 
Quantidade de participantes por turma
Mínimo: 10 pessoas
Máximo: 15 pessoas
 
Carga-horária
16 horas de curso, em dois encontros de oito horas, preferencialmente nas sextas e sabados.
Pré-requisitos
Saber ler e compreender um texto simples.
 
Público alvo
Destina-se  aos operários sem qualificação que atuam na Construção civil.

Pode também atender aos interessados em adquirir ou atualizar conhecimentos tecnológicos relacionados às atividades do programa do curso, tais como: caseiros, biscateiros, estudantes de Arquitetura ou Engenharia Civil, etc.
 
Metodologia
O curso será ministrado através de aulas expositivas e práticas, tendo como apoio a apostila on line. (Exemplo de material on line)
 
Quando houver atividade prática com o uso de ferramental ou equipamentos, o professor fará demonstração de cada passo das tarefas propostas e acompanhará os alunos na sua prática, sempre dando orientação técnica no manuseio, cuidados com a segurança e organização do ambiente de trabalho.

Obs.: considerando o caráter de urgência e falta de tempo para o treinamento de mão de obra na Constr. Civil, apresentamos uma Proposta subdividida em fases, a ser implementada em função das disponibilidades e interesse da Empresa. Consideraremos as sugestões de conteúdo apontadas pelos engenheiros como prioridades.
 
Recursos utilizados

- Data Show e quadro branco com marcador;
-
Leitura de Projetos de Arquitetura e Estrutura da própria obra onde estão atuando;
- Discussão de situações-problema;
-
Análise de vídeos correlatos ao conteúdo.
Outros cursos
Veja mais cursos criados pelo Prof.

início

Atualizado em 06/01/15
 
  Precisa de alguma orientação?
Pergunte ao Professor